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CCB Hinos - Adicionar comentários!
 
  Nome: Samuel Em: 28/02/2014 | 18:18:28 E-mail: -
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Os indios realizam rituais de passagem entre a fase de criança e a adulta.
 
  Nome: Ita Guedes Em: 24/02/2014 | 09:12:02 E-mail: -
Comentários:
Entre os Tikunas, povos indígenas que localizam-se na região do Alto Solimões, no Estado do Amazonas, a iniciação da adolescente se faz através de uma grande festa. É a FESTA DA WORECU ou FESTA DA PUBERDADE, mas conhecida como FESTA DA MOÇA NOVA, cujos rituais estão totalmente voltados para o corpo. É objetivo deste trabalho e discutir o uso do corpo nesse ritual de passagem a que são submetidas as meninas das tribos Tikuna durante a realização da festa da Moça Nova, a partir de dados colhidos na localidade de Belém do Solimões, município de Tabatinga, Estado do Amazonas.
A festa só ocorre depois que a menina Tikuna atinge a menarca. Inicia aí seu período de recolhimento ou reclusão. Durante esse período a Moça Nova deve permanecer reclusa, longe dos olhares de todos, aguardando o momento de reingressar no mundo social: o dia da sua festa.

2.2. A festa dura três dias e os participantes dançam e batem tambores durante a noite e o dia. O ritual da bebida repete-se inúmeras vezes. É servida para todos na mesma cuia. Para dançar os Tikunas juntam-se em grupos de 4 a 6 pessoas e de braços dados deslocam-se para a frente e para trás.
A festa desenvolve-se através de vários rituais e atos simbólicos: a pintura dos convidados, a dança, a preparação do corpo da Moça Nova, preparação dos ornamentos corporais, entrada dos mascarados, entrada da Moça Nova na casa de festa, pelação, banho da Moça Nova e final da festa.
Os convidados são pintados com o sumo do jenipapo com desenhos característicos de cada Nação. "Quem não se pinta na festa tem um castigo, não se torna encantado, não fica imortal" (Grubber, 1992:258).
Ao final da tarde a moça é conduzida da sua casa para o TURI (curral), dentro da casa de festa. E aí vai permanecer a noite toda. Neste local só tem acesso pessoas como a mãe, o tio, a avó e as senhoras mais antigas.

A pintura corporal da Moça Nova ou Worecü é feita em três momentos. Logo pela manhã ocorre a primeira pintura. As senhoras do seu clã iniciam a pintura com um sabugo de milho. Molham na tintura e passam no corpo da moça, de cima para baixo, em duas linhas curvas, abertas, para fora, na frente e atrás,. Pintam também o rosto, em linhas, sobre a face e a testa.
No segundo momento complementam a pintura derramando bastante a tinta do jenipapo no corpo da moça e espalhando com as mãos, enegrecendo totalmente o tronco. Quando se pinta, cobre-se o corpo de uma nova pele. Quando a pintura sai, vai tudo para fora com ela. É como renascer.
Espera-se secar. Uma senhora idosa bate o bastão de avaí e começa a cantar para a moça. Ficam assim por quase uma hora. Durante todo esse ritual a Moça Nova permanece de olhos fechados, para não ver ninguém. A moça volta então para o curral .
A terceira pintura só acontecerá depois de colocados os ornamentos corporais.

Os mascarados surgem logo após a primeira pintura da Moça Nova, provocando os convidados e animando a festa, correndo atrás das crianças e das meninas. As máscaras são representações de entidades sobrenaturais como Omá, a mãe do vento, que é uma personagem má, ligada a destruição; Dyëväe, demônio da água além de outros. Podem também representar o dono de uma montanha, o dono de uma água, etc. Ou ainda animais, como macacos, que ostentam enormes [...].. A máscara é sempre algo sagrado, desde o começo do povo Maghüta.

Ornamentos corporais da Moça Nova. Pelo meio dia as mulheres mais velhas incluindo a mãe e a avó vão para o curral colocar os adornos na Moça Nova e pintá-la. Ela usa vários ornamentos: Tanga vermelha, Coroa de penas de arara, braçadeiras e perneiras

Entrada da Moça Nova na casa de festa. Depois que a Moça Nova passa por todo esse processo de preparação, espera, pintura e ornamentação, seu corpo está pronto, pintado e cheio de adornos. Agora ela pode finalmente sair do seu curral. E sua chegada à sala de festa ocorre de forma especial, dançando com pessoas da família, conduzida por alguém especialmente escolhido para essa tarefa. Pode ser um tio ou um primo. É um momento muito esperado por todos. Na festa que presenciamos, a moça nova, Srta. Marivânia, foi conduzida pelo vereador Darcy, sobrinho de seu pai, seu primo portanto. Juntam-se a eles muitos dos convidados e continuam dançando, para a frente e para trás . Ao atingir a parte externa da casa, o primo inclina a cabeça da moça nova para trás, fazendo com que o rosto dela recebesse a luz do sol. Ele explicou que faz isso porque ela ficou muito tempo em reclusão, sem ver essa luz. Continuam dançando em volta da casa de festa.

Retirada dos cabelos. A pelação significa renovação, mudança total. Neste caso, houve uma mudança, porque a menina já tornou-se moça, já se formou. Por isso ela tem de retirar todo o cabelo para renovar-se. Significa também a remissão das faltas cometidas pela menina durante seu período de criança. Todo o ritual pelo qual a Moça Nova passa, de forma clara maltratando seu corpo, é encarado também como ritual de limpeza do seu corpo. Ela deve estar arrependida dos atos merecedores de reprovação e é incentivada a melhorar o comportamento, e a assumir uma postura de pessoa adulta.
Pelos relatos dos nossos informantes podemos dizer que, além de outras coisas, o que sujou o corpo da menina foi a menstruação. Tanto é assim que, ela não pode nem ver os irmãos no seu período de reclusão, para não contaminá-los. [...]

Vai ter início o principal ritual da festa: a pelação. Os mais velhos começam então a retirar o cabelo da Moça Nova. Ao som dos cantos e dos tambores vão retirando as mechas e entregando ao tio ou ao avô. A Moça Nova fica ali, sentada, a sentir dor, sem gritar. Às vezes choram, mas de forma reservada.
Só devem participar da pelação as pessoas que sabem fazer isso e o fazem sem medo. Há pessoas que ficam com pena da menina porque dói muito. Essas pessoas não devem participar, porque puxam o cabelo sem convicção, sem a força suficiente, e o cabelo não sai. Ao contrário, só causa mais sofrimento à Moça Nova..Durante a pelação, há um ritual da fala: passam a explicar as razões daquele ritual, evocando a história do seu povo. Explicam ainda que, para se tornar uma nova pessoa, para iniciar uma nova vida como adulto, é preciso que o corpo passe por esse ritual, pelo processo de dor pelo qual a Moça Nova está passando, ainda que isso represente sofrimento. Esse ritual é que vai garantir toda a limpeza do seu corpo para entrar na vida adulta.

E mais, o ritual é um cumprimento das obrigações para com as entidades sobrenaturais, que a tudo assistem. Além disso explicam-lhe como deverá ser seu comportamento a partir desse ritual, o que ela pode e não pode fazer a partir de agora e como deverá ser sua convivência no mundo dos adultos, incluindo os rapazes. Depois da festa ela vai cuidar de ganhar marido e viver sua vida, e vai criar os filhos como foi criada. Avisam-lhe que ela vai se sentir diferente, vai se sentir mulher, adulta. Hoje é castigada na dor, mas vai poder namorar, casar e talvez receber coisas piores, passar por outras dores, como a de ter o filho etc. [...]
A última mecha de cabelo é tirada pela pessoa escolhida, podendo ser o tio ou o avô, ou uma pessoa idosa. Depois de concretizada a pelação, os adornos são recolocados e o tio ou avô corre com a Moça Nova dando algumas voltas por dentro da casa de festa. Os participantes acompanham na maior animação, a maioria bêbada.

Final da Festa. Para finalizar a festa, procedem à derrubada do curral onde a Moça Nova esteve, junta-se e recolhe-se tudo o que sobra da casa de festa e todos vão para o igarapé levando todo o lixo. A Moça Nova vai conduzida, ainda com toda a decoração corporal.

Ela retira a ornamentação e mergulha dando duas voltas em torno de uma flecha fincada no rio e só depois retorna à superfície. Acredita-se que ela estará salva dos perigos da vida. Quando a Moça Nova sai do banho, a cerimônia tem fim. Aí ela pode ir para casa comer e descansar. Vai colocar um pano branco amarrado na cabeça e só vai tirar quando o cabelo crescer. Os outros continuam dançando enquanto tiver música e pajuaru para beber. http://www.motricidade.com/

Os rituais da festa da puberdade penalizam sobremodo o corpo da menina. Desde a noite em que ela fica no seu curral sem dormir, de mãos para cima segurando numa peça de madeira até o banho final, todos os rituais exigem demasiadamente do seu corpo.

Tendo a menina menstruado, seu corpo é considerado sujo, como se ela estivesse contaminada, cheia de demônios. Portanto fica longe dos olhos dos outros. Para o retorno à normalidade o corpo é então submetido a um processo de limpeza, de renovação, que envolve muita dor e mutilação.. É a total submissão do corpo ao rito, em torno do qual gira a mitologia, a vida cerimonial.
 
  Nome: Claudio Em: 22/02/2014 | 16:28:54 E-mail: -
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A Funai foi criada em 5 de dezembro de 1967 pela lei nº 5.371, durante o governo do presidente Costa e Silva, em substituição do "Serviço de Proteção ao Índio" (SPI), este por sua vez criado em 1910.
 
  Nome: Claudio Em: 22/02/2014 | 16:27:09 E-mail: -
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Compete à Funai promover a educação básica aos índios, demarcar, assegurar e proteger as terras por eles tradicionalmente ocupadas, estimular o desenvolvimento de estudos e levantamentos sobre os grupos indígenas. A Fundação tem, ainda, a responsabilidade de defender as comunidades indígenas; de despertar o interesse da sociedade nacional pelos índios e suas causas; e de gerir o seu patrimônio e fiscalizar suas terras, impedindo ações predatórias de garimpeiros, posseiros, madeireiros e quaisquer outras que ocorram dentro de seus limites e que representem um risco à vida e à preservação desses povos.
Nos anos setenta, a Funai sempre cumpriu com seu dever de tutor dos índios, os servidores do departamento médico do órgão tinham todo apoio para poder exercer seus trabalhos, principalmente na área de tratamento da tuberculose. Quase todos índios Karajá eram portadores da doença, essa fez inúmeras vítimas, era praticamente uma pandemia. Os irmãos Villas-Bôas, assim como outros funcionários da função, não mediam esforços para poder levar até o índio, o mínimo necessário para seu conforto. Era a Funai a que mais se empenhava para que nada faltasse aos indígenas, sendo sua maior parceira para socorrer os mesmos, independentemente da distância ou circunstância, a Aeronáutica, que estava sempre pronta a atender um pedido de emergência para socorrer índios constantemente doentes por epidemias de gripe, sarampo e rubéola. Wikipedia)
 
  Nome: Nivaldo Em: 15/02/2014 | 11:46:07 E-mail: -
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O Dia do índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943.
 
  Nome: Ludigerio Em: 14/02/2014 | 10:09:44 E-mail: -
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As mulheres da tribo Kayapó conservam seus cabelos compridos, mas aparados na frente com suas próprias mãos arrancando fio por fio em linha reta sobre a forma de franja, ficando sobre a forma triangular acima dos olhos. Arrancar os cabelos é o modo mais drástico de retirá-los, por motivos vários, o elemento ambíguo ou que manifesta a condição biológica da sociedade.

As guerras entre as tribos do complexo cultural do Xingu e as outras da periferia da área, mostram que as mulheres são cobiçadas, alvo de raptos e de agressões sexuais. As mulheres são consideradas um ponto vulnerável da sociedade e face às forças espirituais que as rodeiam. Observa-se a ligação entre a mulher, cabelo, sexo e outras atitudes agressivas. Informantes dessa tribo disseram que seus antepassados não cortavam os cabelos, penteando-os diariamente. Untam-nos com óleo de babaçu (uma palmeira) para torná-los macios. (DORTA e VELTHEM, 1982).
 
  Nome: francisco vieira lima junior Em: 29/09/2013 | 16:58:08 E-mail: -
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apaz de meus irmao queridos de deus meu nome e frencisco/jr tenho (02) filhinhos pamella & kildary sou separado da minha esposa a (04 anos estou morando em sao paulo agora por graça e mizerigordia sivor adeus na congregacao na lapa apaz de deus ?????
 
  Nome: alessandro Em: 11/03/2012 | 20:17:49 E-mail: -
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a paz de deus irmão gostei muito desa foto
 
  Nome: valdo Em: 25/03/2011 | 19:14:36 E-mail: -
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irmãs me adicionem sou divorciado tenho 39 anos
 
  Nome: ÉDER OLIVEIRA DE CAMARGO Em: 25/03/2011 | 12:19:17 E-mail: -
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A PAZ DE DEUS MEUS IRMÃOS! EU AGRADEÇO MUITO A DEUS PELA GRANDE OBRA QUE ME FEZ NO ANO DE 99, QUANDO ME TIROU DO MUNDO DO PECADO. PEÇO ORAÇÃO DA IRMANDADE PARA QUE DEUS ME DE MUITA FORÇA PQ ESTOU NA ESCOLINHA DE MUSICA E DESEJO TOCAR SAX. PEÇO QUEM FOR DA CIDADE DE BELO HORIZONTE SE SENTIR QUE ENTRE ENCONTATO COMIGO. DEUS OS ABENÇÕE.
 

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