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Versão em Português

Versão em Inglês

 

livro Romanos

Total de versículos 433

3

 
20 - Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
 
21 - Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
 
22 - Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
 
23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
 
24 - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
 
25 - Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
 
26 - Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
 
27 - Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
 
28 - Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
 
29 - É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,
 
30 - Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.
 
31 - Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.

4

 
1 - QUE diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
 
2 - Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
 
3 - Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
 
4 - Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
 
5 - Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.
 
6 - Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:
 
7 - Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas,E cujos pecados são cobertos.
 
8 - Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.
 
9 - Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão.
 
10 - Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão.
 
11 - E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada;
 
12 - E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, que tivera na incircuncisão.
 
13 - Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.
 
14 - Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.
 
15 - Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.
 
16 - Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,
 
17 - (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.
 
18 - O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência.
 
19 - E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara.
 
20 - E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus,
 
21 - E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.
 
22 - Assim isso lhe foi também imputado como justiça.
 
23 - Ora, não só por causa dele está escrito, que lhe fosse tomado em conta,
 
24 - Mas também por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor;
 
25 - O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação.

5

 
1 - TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;
 
2 - Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.
 
3 - E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,

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