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Reunião de Jovens e Menores ou Escolas Bíblicas?



A Congregação Cristã, é conhecida no meio evangélico por não possuir estudo bíblico, sendo, inclusive, este estudo desestimulado por vários anos pelos líderes da igreja.

Há um Tópico da Assembléia Geral de 1964, que relata um acontecimento ocorrido em Maringá, PR, onde alguns membros da igreja local, passaram a estudar a Bíblia 'materialmente', e começaram, então, a questionar os ensinos praticados pela igreja.

Para reforçar a idéia do anti-estudo, o ensinamento termina citando Números, 16:1;35, e exortando o povo a evitar 'tais criaturas corrompidas'.

Porém, na Assembléia Geral de 1971, no tópico de número 46, algo nos chama a atenção, diz o título: “Não devemos pregar contra o estudo” para os que não se aprofundam no tema, até fica a impressão que este ensinamento, contrapõe o de 1964, mas não é assim, infelizmente.

O referido tópico diz respeito ao estudo secular, e o encoraja, não sendo clara a afirmação de que advocacia não é conveniente aos membros do ministério.

Porém o que é muito importante é a continuação do ensinamento que diz, em letras grifadas no original: NÃO É PROIBIDO ESTUDAR, O QUE NÃO PODEMOS FAZER É ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS.

Com esta declaração feita há quase 40 anos, a Congregação Cristã, passou a fazer parte de um seleto grupo de igrejas cristãs, as que, inacreditavelmente, não possuem, e criticam, qualquer tipo de ensino bíblico.

Tal posicionamento já era questionado, na década de cinqüenta, pelo professor, Émile G. Léonard, historiador francês, em um estudo sobre a Congregação, "as Escolas Dominicais são substituídas pelo 'culto para menores' cópia dos cultos comuns, com os três cânticos, os testemunhos, as orações...o sermão, novas preces e a bênção final".

As Reuniões de Jovens e Menores foram criadas em 1936, sendo o primeiro cooperador de Jovens o irmão Rizieri Lavander, que chegou a ocupar o cargo de ancião, sendo considerado o ancião mais velho do Brasil, durante 1950 a l952.

No início não somente os homens podiam ocupar este cargo, mas também as mulheres.
Segundo a Assembléia Geral de l972, as irmãs auxiliares possuíam a liberdade para pregar a Palavra. Este ensinamento reforça a informação de que elas pregaram, 'desde o princípio o Senhor tem se usado delas. Deixemos o dom de Deus operar'.

O início da Congregação no Brasil como no exterior, nos deixa muitas dúvidas a respeito da real posição de Francescon quanto o Estudo Bíblico, Marcelo Ferreira, informa que Rozina Francescon, esposa de Louis, era coordenadora dos estudos bíblicos na igreja de Chicago, durante o período de 1903 à l952, e que por influência do pastor Willian H. Durham, estes estudos eram textuais, sistemáticos e dogmáticos, sendo este método utilizado até os dias atuais na Igreja de Chicago.

Outro fato curioso, e questionável, levantado por Marcelo Ferreira, é o fato de nas fotos antigas da igreja de Chicago haver a inscrição Sunday School, e nas cartas escritas em italiano pelo próprio Francescon, ele utilizar o título Scuola Domenicale, sendo que a expressão Culto per i bambini, aparece apenas uma única vez.

Certa vez encontrei uma prima de meu pai, filha do primeiro cooperador da minha cidade, que mora na cidade de São Paulo, e por incrível que pareça, ela não conseguia chamar as Reuniões de Jovens de outro nome a não ser Escola, segundo ela, este era o nome das reuniões.

Para levantar mais um questionamento sobre a posição do ministério da igreja, a Congregação nos Estados Unidos lança um documento, no mínimo curioso, onde afirma que sempre houveram estudos bíblicos desde 1907.

No entanto em 2007, a Congregação brasileira, inova e resolve instituir durante um domingo do mês uma Reunião sem recitativos para neste intervalo haver perguntas e respostas bíblicas.
Um pequeno passo que pode gerar grandes mudanças, boas ou não. Pois sem um preparo fundamento nas Escrituras novos ensinos contrários à ela, podem aparecer, ou serem configurados como corretos, mesmo estanto em direto confronto com as doutrinas bíblicas
É fato que uma simples pesquisa de campo, informal, se constata que há entre os jovens a falta de interesse em participar destes cultos, talvez pela dinâmica não ser a mais recomendada, ou por não haver interesse pessoal.

Este descontentamento se encontra inclusive entre os cooperadores de jovens, que sem preparo, precisam exercer algo que não são, professores de escola bíblica, como um cooperador me confidenciou.

Segundo um ancião da região, o desejo do ministério é que a irmandade leia a Bíblia. Boa decisão, mas que pode criar muitos problemas, principalmente, quando os membros começarem a questionar a 'teologia oral' como diria o Charles, sustentadas pelos ministros que ai estão.
Sem dúvida o Estudo Bíblico é muito importante sendo embasado na própria Bíblia sua necessidade e importância: 1 Timóteo 4:13, 2 Timóteo 4:13, Provérbios 9:9, Salmos 119:9;16, Salmos 19:7;8, Salmos 1:1;2.

A própria Congregação enfatiza essa importância na letra do hino 263.

No Brasil, na Região de Catanduva, em algumas cidades há cultos de estudos bíblicos.

Oremos para que um dia a Congregação Cristã, adote sua posição cristã e institua Estudo Bíblicos em todas as congregações.

Referências:

ICP, Revista Defesa de Fé, Junho de 1998.
Marcelo Ferreira, Por Trás do Véu, 2008
Resumo das Assembléias Gerais, juristasccb
Hinos de Louvores e Súplicas a Deus.

Fonte:
examinetudo.blogspot

Postado em: 29/03/2009 | 11:20:59

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