CCB Hinos - A MAO DO SENHOR NOS GUARDOU

CCB Hinos - Congregação Cristã no Brasil

Quero Gravar Meu CD (dom da música)
Enviar Hinos, Tocatas e Fotos
Notícias e Artigos da Congregação
Coloque em seu site gratuítamente

O melhor site da CCB, milhares de CDS.
Mais rápido, mais seguro com mais hinos

Para assistir aos cultos on-line e em tempo real acesse

https://vimeo.com/congregacao

Portal CCB Hinos Congregação



A MÃO DO SENHOR NOS GUARDOU



A paz de Deus

Muito gostoso trabalhar em construções, além dos glórias, milagres, livramentos
e libertações, que podemos presenciar, ouvimos também muitas lindas obras.
Eu tomo remédio para hipertensão "pressão descontrolada", sendo assim não
subo em lugares muito alto, mas chegou um dia, que precisou subir nas plataformas
e percorrer uma armação de ferragem para subir e encher com concreto.
Fui com muito receio e andei meio agachado com medo da altura, certo é que
chegaram irmandades para visitarem a construção e nem todos estava de
capacete, e neste sobe e desce de balde carregados de concreto,uma das cordas
quebrou pelo desgaste e esforço empreendido.
Vi lá de cima quando balde caiu reto na cabeça de um irmão, não havia
chance para avisá-lo, só clamamos à Deus, quando olhamos passou
raspando sua cabeça por trás e outro irmão que nos auxiliava,
afirmou; vi mão do anjo desviando o balde... glorificamos muito
à Deus, que nos guardou desse acidente.

Fonte:
Gê e Tê

Postado em: 27/12/2010 | 09:46:50

VOLTAR

Comentários
  Nome: Maicon Em: 10/05/2014 | 17:37:10 E-mail: - maicondias@hptmail.com
Comentários:
Raízes históricas da teologia da prosperidade. Alderi Souza de Matos

O evangelicalismo brasileiro apresenta características apreciáveis e preocupantes. Entre estas últimas está o gosto por novidades. Líderes e fiéis sentem que, para manter o interesse pelas coisas de Deus, é preciso que de tempos em tempos surja um ensino novo, uma nova ênfase ou experiência. Geralmente tais inovações têm sua origem nos Estados Unidos. Assim como outros países, o Brasil é um importador e consumidor de bens materiais e culturais norte-americanos. Isso ocorre também na área religiosa. Um movimento de origem americana que tem tido enorme receptividade no meio evangélico brasileiro desde os anos 80 é a chamada teologia da prosperidade. Também é conhecida como “confissão positiva”, “palavra da fé”, “movimento da fé” e “evangelho da saúde e da prosperidade”. A história das origens desse ensino revela aspectos questionáveis que devem servir de alerta para os que estão fascinados com ele.

Ao contrário do que muitos imaginam, as idéias básicas da confissão positiva não surgiram no pentecostalismo, e sim em algumas seitas sincréticas da Nova Inglaterra, no início do século 20. Todavia, por causa de algumas afinidades com a cosmovisão pentecostal, como a crença em profecias, revelações e visões, foi em círculos pentecostais e carismáticos que a confissão positiva teve maior acolhida, tanto nos Estados Unidos como no Brasil. A história de seus dois grandes paladinos irá elucidar as raízes dessa teologia popular e mostrar por que ela é danosa para a integridade do evangelho.

Essek W. Kenyon, o pioneiro. Embora os adeptos da teologia da prosperidade considerem Kenneth Hagin o pai desse movimento, pesquisas cuidadosas feitas por vários estudiosos, como D. R. McConnell, demonstraram conclusivamente que o verdadeiro originador da confissão positiva foi Essek William Kenyon (1867-1948). Esse evangelista de origem metodista nasceu no condado de Saratoga, Estado de Nova York, e se converteu na adolescência. Em 1892 mudou-se para Boston, onde estudou no Emerson College, conhecido por ser um centro do chamado movimento “transcendental” ou “metafísico”, que deu origem a várias seitas de orientação duvidosa. Uma das influências recebidas e reconhecidas por Kenyon nessa época foi a de Mary Baker Eddy, fundadora da Ciência Cristã.

Kenyon iniciou o Instituto Bíblico Betel, que dirigiu até 1923. Transferiu-se então para a Califórnia, onde fez inúmeras campanhas evangelísticas. Pregou diversas vezes no célebre Templo Angelus, em Los Angeles, da evangelista Aimee Semple McPherson, fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular. Pastoreou igrejas batistas independentes em Pasadena e Seattle e foi um pioneiro do evangelismo pelo rádio, com sua “Igreja do Ar”. As transcrições gravadas de seus programas serviram de base para muitos de seus escritos. Cunhou muitas expressões populares do movimento da fé, como “O que eu confesso, eu possuo”. Antes de morrer, em 1948, encarregou a filha Ruth de dar continuidade ao seu ministério e publicar seus escritos.

Quais eram as crenças dos tais grupos metafísicos? Eles ensinavam que a verdadeira realidade está além do âmbito físico. A esfera do espírito não só é superior ao mundo físico, mas controla cada um dos seus aspectos. Mais ainda, a mente humana pode controlar a esfera espiritual. Portanto, o ser humano tem a capacidade inata de controlar o mundo material por meio de sua influência sobre o espiritual, principalmente no que diz respeito à cura de enfermidades. Kenyon acreditava que essas idéias não somente eram compatíveis com o cristianismo, mas podiam aperfeiçoar a espiritualidade cristã tradicional. Mediante o uso correto da mente, o crente poderia reivindicar os plenos benefícios da salvação.

Kenneth Hagin, o divulgador. O grande divulgador dos ensinos de Kenyon, a ponto de ser considerado o pai do movimento da fé, foi Kenneth Erwin Hagin (1917-2003). Ele nasceu em McKinney, Texas, com um sério problema cardíaco. Teve uma infância difícil, principalmente depois dos 6 anos, quando o pai abandonou a família. Pouco antes de completar 16 anos sua saúde piorou e ele ficou confinado a uma cama. Teve então algumas experiências marcantes. Após três visitas ao inferno e ao céu, converteu-se a Cristo. Refletindo sobre Marcos 11.23-24, chegou à conclusão de que era necessário crer, declarar verbalmente a fé e agir como se já tivesse recebido a bênção (“creia no seu coração, decrete com a boca e será seu”). Pouco depois, obteve a cura de sua enfermidade.

Em 1934 Hagin começou seu ministério como pregador batista e três anos depois se associou aos pentecostais. Recebeu o batismo com o Espírito Santo e falou em línguas. No mesmo ano foi licenciado como pastor das Assembléias de Deus e pastoreou várias igrejas no Texas. Em 1949 começou a envolver-se com pregadores independentes de cura divina e em 1962 fundou seu próprio ministério. Finalmente, em 1966 fez da cidade de Tulsa, em Oklahoma, a sede de suas atividades. Ao longo dos anos, o Seminário Radiofônico da Fé, a Escola Bíblica por Correspondência Rhema, o Centro de Treinamento Bíblico Rhema e a revista “Word of Faith” (Palavra da Fé) alcançaram um imenso número de pessoas. Outros recursos utilizados foram fitas cassete e mais de cem livros e panfletos.

Hagin dizia ter recebido a unção divina para ser mestre e profeta. Em seu fascínio pelo sobrenatural, alegou ter tido oito visões de Jesus Cristo nos anos 50, bem como diversas outras experiências fora do corpo. Segundo ele, seus ensinos lhe foram transmitidos diretamente pelo próprio Deus mediante revelações especiais. Todavia, ficou comprovado posteriormente que ele se inspirou grandemente em Kenyon, a ponto de copiar, quase palavra por palavra, livros inteiros desse antecessor. Em uma tese de mestrado na Universidade Oral Roberts, D. R. McConnell demonstrou que muito do que Hagin afirmou ter recebido de Deus não passava de plágio dos escritos de Kenyon. A explicação bastante suspeita dada por Hagin é que o Espírito Santo havia revelado as mesmas coisas aos dois.

Reflexos no Brasil. Os ensinos de Hagin influenciaram um grande número de pregadores norte-americanos, a começar de Kenneth Copeland, seu herdeiro presuntivo. Outros seguidores seus foram Benny Hinn, Frederick Price, John Avanzini, Robert Tilton, Marilyn Hickey, Charles Capps, Hobart Freeman, Jerry Savelle e Paul (David) Yonggi Cho, entre outros. Em 1979, Doyle Harrison, genro de Hagin, fundou a Convenção Internacional de Igrejas e Ministros da Fé, uma virtual denominação. Nos anos 80, os ensinos da confissão positiva e do evangelho da prosperidade chegaram ao Brasil. Um dos primeiros a difundi-lo foi Rex Humbard. Marilyn Hickey, John Avanzini e Benny Hinn participaram de conferências promovidas pela Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno (Adhonep). Outros visitantes foram Robert Tilton e Dave Robertson.

Entre as primeiras manifestações do movimento estavam a Igreja do Verbo da Vida e o Seminário Verbo da Vida (Guarulhos), a Comunidade Rema (Morro Grande) e a Igreja Verbo Vivo (Belo Horizonte). Alguns líderes que abraçaram essa teologia foram Jorge Tadeu, das Igrejas Maná (Portugal); Cássio Colombo (“tio Cássio”), do Ministério Cristo Salva, em São Paulo; o “apóstolo” Miguel Ângelo da Silva Ferreira, da Igreja Evangélica Cristo Vive, no Rio de Janeiro, e R. R. Soares, responsável pela publicação da maior parte dos livros de Hagin no Brasil. Talvez a figura mais destacada dos primeiros tempos tenha sido a pastora Valnice Milhomens, líder do Ministério Palavra da Fé, que conheceu os ensinos da confissão positiva na África do Sul. As igrejas brasileiras sofreram o impacto de uma avalanche de livros, fitas e apostilas sobre confissão positiva. Ricardo Gondim observou em 1993: “Com livros extremamente simples, [Hagin] conseguiu influenciar os rumos da igreja no Brasil mais do que qualquer outro líder religioso nos últimos tempos”.

Conclusão. Além de apresentar ensinos questionáveis sobre a fé, a oração e as prioridades da vida cristã, e de relativizar a importância das Escrituras por meio de novas revelações, a teologia da prosperidade, através dos escritos de seus expoentes, apresenta outras ênfases preocupantes no seu entendimento de Deus, de Jesus Cristo, do ser humano e da salvação. A partir dos anos 80, várias denominações pentecostais norte-americanas se posicionaram oficialmente contra os excessos desse movimento (Assembléias de Deus, Evangelho Quadrangular e Igreja de Deus). Autores como Charles Farah, Gordon Fee, D. R. McConnell e Hank Hanegraaff, todos simpatizantes do movimento carismático, escreveram obras contestando a confissão positiva e suas implicações. Eles destacaram como, embora essa teologia pareça uma maneira empolgante de encarar a Bíblia, ela se distancia em pontos cruciais da fé cristã histórica.

No Brasil, três obras significativas publicadas em 1993 -- “O Evangelho da Prosperidade”, de Alan B. Pieratt; “O Evangelho da Nova Era”, de Ricardo Gondim; e “Supercrentes”, de Paulo Romeiro -- alertaram solenemente as igrejas evangélicas para esses perigos. Tristemente, vários grupos, principalmente os que têm maior visibilidade na mídia, estão cada vez mais comprometidos com essa teologia desconhecida da maior parte da história da igreja. Ao defenderem e legitimarem os valores da sociedade secular (riqueza, poder e sucesso), e ao oferecerem às pessoas o que elas ambicionam, e não o que realmente necessitam aos olhos de Deus, tais igrejas crescem de maneira impressionante, mas perdem grande oportunidade de produzir um impacto salutar e transformador na sociedade brasileira.

• Alderi Souza de Matos é doutor em história da igreja pela Universidade de Boston e historiador oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil. É autor de A Caminhada Cristã na História e "Os Pioneiros Presbiterianos do Brasil".
asdm@mackenzie.com.br

Responder para: Maicon

 
  Nome: Alvaro Em: 02/05/2014 | 22:38:58 E-mail: - alvarocrummond@uol.com
Comentários:
11/04 as 18:21h. Pode ter sido...
+-10.000 a.C. +-7.000 a.C.
-O homem foi criado no Edem (pode ter sido na África-Gênesis 2:10 "e saia um rio do Edem para regar o jardim") e depois levado para o jardim do Edem (Mesopotâmia). Gênesis 2:8 "e pôs ali o homem que tinha formado. "Gênesis 15:18 "desde o rio Egito até o rio Eufrates".

-Adão e Eva tiveram 02 filhos: Caim (1º filho do pecado herdou a desobediencia e rebeldia, sobressaiu no trato com a terra (plantação) e Abel (2º filho-do arrependimento, da conversão-obediente,calmo, tranquilo, sobressaiu no trato com os animais. Caim era reprovado por Deus e matou Abel, porque era mau, não se arrependia Gênesis 4:9ao14. Caim foi habitar na terra de Node (Não que já houvesse habitantes e sim que quando começaram os registros históricos o povo de Node habitavam aquela região, tomados como referencia. Banda do oriente do Edem (da banda do oriente da Mesopotâmia /parte superior da Mesopotâmia). Os caminhos de Caim se fixaram na mente, na prosperidade e gozos mundanos e negligenciaram os mandamentos do Senhor Deus. Certamente Deus fizera uma mulher para Caim, pois o poder a Ele pertence.Gênesis 4:17. Certamente Abel não teve descendencia, pois a Bíblia não menciona.

-Sete 3º filho no lugar de Abel, certamente era bom. Buscava a Deus. Por isso está escrito Gênesis 6:2 "viram os filhos de Deus"- Como Caim e sua descendência não buscavam a Deus por isso está escrito Gênesis 6:2 "as filhas dos homens".
-Gênesis 6:2 "viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas" =A raça de Caim, espalhando-se do lugar em que a princí¬pio se estabeleceu (terra de Node), dispersou-se pelas planícies e vales onde os filhos de Sete haviam habitado; e os últimos para escaparem de sua influência contaminadora, retiraram-se para as montanhas e ali fizeram sua morada. Enquanto durou esta separação mantiveram em sua pureza o culto a Deus, mas com o correr do tempo arriscaram-se pouco a pouco a misturar-se com os habitantes dos vales (descendentes de Caim). Os filhos de Sete atraidos pela beleza das filhas dos descendentes de Caim, desagradaram a Deus casando-se com elas. Esta associação produziu os piores resultados. Muitos adoradores de Deus foram seduzidos ao pecado pelos engodos (adulação, bajulação) que constantemente estavam agora diante deles e perderam seu caráter peculiar (próprio) e santo. Os homens se não importaram de ter conhecimento de Deus; em seus discursos (caminhos tortuosos) se desvaneceram (extiguiram-se) e seu coração insensato se obscureceu. Por isso Deus os entregou a um sentimento perverso Romanos 1:21 e 28. A maldade propagou-se largamente na Terra como uma lepra mortal.

VEIO O DILUVIO.
Gênesis 2:11 ao 14:
-O primeiro braço do rio Pisom (referência:que rodeia a terra de Havilá-dos descendentes de Cuxe que descendem também de Cam filho de Noé, que seguiram em direção á África, após o dilúvio). Parece ser o rio Nilo, que nasce na Ãfrica e no seu primeiro braço (em direção ao Egito), se estende para a Mesopotâmia.

-O segundo braço do rio Pisom, referência: Giom. Já na Mesopotâmia. Que rodeia toda a terra de Cuxe (descendentes de Cam filho de Noé que constituíram familias naquelas terras).

-O terceiro braço do rio Pisom, Hidéquel que vai para a banda do oriente da Assíria (que fica na parte superior da Mesopotâmia)

-O quarto braço do rio Pisom é o Eufrates (das montanhas orientais da Turquia) se une ao rio Tigre, desaguando no Golfo Pérsico.

-Após o dilúvio Noé e sua descendencia Cam,Sem e Jafé habitaram nessas terras. Quando terminou o dilúvio,começou ali as primeiras famílias.

-Gênesis 10:7 Cam=Cuxe=Ninrod=Babel=Sinar=Canaã. Com a construção da torre de Babel a confusão das línguas (Gênesis 10:9 e Gênesis 11:6 a Terra era de uma mesma língua. Não tinha como eles serem confundidos. Mas na verdade o que os levou construir a torre foi a sua soberba). Gênesis 10:25 Sendo que Ninrod (da parte de Cam) era trineto de Noé e Pelegue era já tataraneto (da parte de Sem); se dividiram sendo que :

-Jafé habitou regiões da Judeia e proximidades e seus descendentes habitaram as ilhas do mar Egeu e regiões russas Gênesis 10:4,5.

-Cam e sua descendencia habitou a Mesopotâmia (Gênesis 9:18" e Cam é o pai de Canaã") e Cam também era o pai de Cuxe. Alguns descendentes de Cuxe seguiram para Ãfrica (terra de Havilá) Gênesis10:7e Gênesis 2:11(Pisom =Nilo=África). Gênesis 15:18 e Gênesis 10:7 Deduz-se: o Egito ou a África, guardam a língua primitiva da humanidade. Pois quando Havilá, bisneto de Noé da parte de Cam se separou indo em direção ao Egito, África...A confusão das línguas devido a torre de Babel ainda não tinha acontecido. Gênesis 10:29 Havilá, pentaneto ou 6ª geração de Noé da parte de Sem,era filho de Pelegue quando houve a divisão das terras devido a confusão das línguas,na torre de Babel.

-Sem - Gênesis 10:30 e sua descendencia habitou desde Messa, indo para Sefar, montanha do Oriente (parte superior da Mesopotâmia regiões em direção Armênia). Sem=Arfaxade=Salá=Eber=Pelegue e Joctã.(6ª descendencia de Sem=Naor que fora pai de Tera 7ª descendencia de Sem.Tera,pai de Abrão) habitou as terras de Ur dos Caldeus (ao sul da Mesopotâmia) Gênesis 11:28 "na terra do seu nascimento". E Harã filho de Tera voltou para a terra de seus antepassados (onde Sem habitara) Gênesis 12.

Descendencia de Noé (os que mais se destacaram?)

Filhos de Noé Jafé Cam Sem
Filhos de Jafé: Gomer, Magogue, Madai, Java, Tubal, Meseque, Tiras.
Filhos de Cam: Cuxe, Mizraim, Pute, Canaã.
Filhos de Sem: Elão, Assur (assuritas), Arfaxade, Lude, Arã,

Bisnetos de Noé
De Gomer: Asquenaz,Rifate,Togarma
De Cuxe: Sebá,Havilá,Sabtá,Raamá,Sabtecá,Ninrode.
De Arã: Uz, Hul,Geter,Más
De Javã: Elisa,Tarsis, Quitim ,Dodanim
De Mizraim: Ludim,Anamim,Leabim,Naftuim,Patrusim,Casluim,Caftorim.
De Arfaxade: Sala.
De Canaã: Sidon (cananeus desde Sidom indo para Gerar, Gaza.Indo para Sodoma, Gomorra,e Admá, e Zeboim, até Lasa) e a Hete (jebuseu, amorreu, girgaseu, heveu, arqueu, sineu, arvadeu, Zemareu, hamateu).

Trinetos De Noé
De Raamá: Sabá e Dedã
De Sala: Eber (primogênito) e Jafé(caçula)
De Ninrod: Babel, Ereque, Acade, Calné,
Assíria (caldeus, Isaías 23:13 e Miquéias 5:6 e os assírios), Nínive, Reobote-Ir, Calá, Ereque, Acade e Calné = terra de Sinar.
De Casluim: filisteus.

tetranetos ou Tataranetos ou 5ª geração de Noé
De Éber: Pelegue e Joctã.

A divisão das terras entre os filhos de Noé se deu nos tempos de Pelegue Gênesis 10:25 e ele já tinha como bisneto a Tera. Gênesis 11:28

Pentanetos ou 6ª geração de Noé
de Pelegue: Reú, Serugue,
De Joctã: Almodá, Selefe, Hazar-mavé, Jerá, Hadorão, Uzal, Dicla, Obal, Abimael, Sabá Ofir, Havilá, Jobabe (desde Messa, indo para Sefar, montanha do Oriente).

Hexaneto ou 7ª geração de Noé
De Serugue: Naor

Heptaneto ou 8ª geração de Noé
De Naor: Tera

Octoneto ou 9ª geração de Noé
Queneu (eis alguns da casa de Racabe I Crônicas 2:55 tirititas, semeatitas, sucatitas), quenezeu, cadmoneu = povos que habitavam a Arabia. Podem ser descendentes de Havilá (desc.de Cam, Cuxe que seguiram em direção ao Egito ou à África). I Samuel 15:6 Eles estavam entre os amalequitas. Juízes 4:11 Éber era queneu e se apartou do seu povo, lutou contra Israel. Gênesis 15:18ao21 Não eram da linhagem de Sem, pois Deus prometeu também aquelas terras à Abrão.
De Tera: Abrão, Naor (casou com a filha de seu irmão, sua sobrinha Milca), Harã.

Nonaneto ou 10ª geração de Noé
hetel, ferezeu, refains
De Harã: Lia, Milca, Isca e Ló.
zuzins, emins, horeus, amalequitas, amonitas,
De Abraão: Ismael, Isaque

Ismael: O primogênito Nebaiote, depois Quedar, Adbeel e Mibsão, Misma, Dumá, Massá, Hadade, Tema, Jetur, Nafis e Quedemá. Habitaram desde Havilá até Sur, que está em frente do Egito (povos do deserto), como quem vai para Assur-árabes, muçulmanos, islâmicos
Isaque : Esaú e Jacó
Jacó : Rúben, Simeão, Levi, Judá (de Esrom = jerameelitas), Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, Dina, José, Benjamim,

-de Levi: Moisés e Arão
-Juízes - descendetes de Judá = Boaz que casou com Rute, são bisavós de Davi.
-Reis - descendentes de Judá = Obede (filho de Rute e Boaz) = Jessé (belemita, efrateu) = Davi
Salomão=Jacó= José = Jesus
Na Mesopotâmia (onde hoje é o Iraque) surgiram as primeiras criações de animais (cabra). A agricultura. As primeiras grandes civilizações as margens dos rios eram que poderiam retirar a água para irrigar as plantações (chance de sobrevivencia). Na Mesopotâmia (hoje,Iraque), surgiram as primeiras criações de animais (cabras), a agricultura, as primeiras grandes civilizações Ás margens de grandes rios.--Os hebreus viviam na Palestina.Falavam o mesmo idioma dos fenícios e babilônios. Eram monoteístas."EU SOU O QUE SOU" - JHVH(IAVÃH?) o nome de Deus. Acreditavam que Deus havia feito uma aliança com eles: se fossem obedientes aos mandamentos de Deus e O louvassem seriam protegidos, mas se fossem desobedientes, Deus os castigaria. De qualquer modo a aliança entre hebreus e Deus estava selada para sempre. O livro sagrado dos hebreus-judeus, a Torá (que os cristãos chamam de Pentateuco), Antigo Testamento. Descendem do patriarca Abraão.--No Egito (ás margens) dos rios poderiam retirar água para irrigar as plantações-chance de sobrevivência.Jericó (hoje Israel) tinha 3.000 habitantes. Pesca com anzóis de osso e rede. O trabalho coletivo começou a separar o trabalho intelectual (dos que planejavam as obras e orientavam os outros) e o trabalho manual. Com o passar dos séculos os especialistas adquiriram poderes maiores. Aos poucos o conhecimento deixou de ser compartilhado pela comunidade e passou a ser privilégio de algumas famílias. Canais de irrigação, vasos, moringas de cerâmica, agricultura de cevada e trigo. Muitas civilizações se desenvolveram na Mesopotâmia ao longo dos séculos: sumérios, babilônios, assírios, caldeus. A nobreza era formada pelas famílias que tinham os principais cargos nos Estado e transmitiam os privilégios aos filhos.Os restos deixados pelos nossos ancestrais levaram os cientistas a acreditar que as comunidades primitivas mantinham grau bastante alto de igualdade social. Mas há dezenas de milhares de anos vivendo assim, algumas comunidades começaram a apresentar diferenças sociais. Começaram a se dividir através de riquezas e de poder. O aumento da população, a organização do trabalho e é claro que os trabalhadores manuais continuaram raciocinando, mas foram perdendo o direito de decidir a vida na comunidade. O poder de planejar e decidir a vida da comunidade começou a se tornar uma propriedade de uns poucos. Num certo momento as grandes obras públicas precisaram mais do que uns líderes, passaram a exigir organização mais complexa, capaz de convocar pessoas para o trabalho, organizar um exército, fazer leis e cobrar impostos. Essa organização era o Estado. O estado fazia obras que interessavam as comunidades, mas as famílias que ocupavam os postos de comando do Estado passaram gozar privilégios.Tinham casas melhores, comiam melhor, não trabalhavam pesado. Essas famí¬lias poderosas eram consideradas nobres. As guerras puderam ser instrumentos de enriquecimento de algumas sociedades. Algumas vezes os derrotados tinham que trabalhar e viver integralmente em favor dos vencedores ou seja, transformados em escravos. Outros tinham que pagar tributos ou seja, devia entregar parte do que produzia (comida, tecidos,objetos) e trabalhar para seus novos senhores. Quando havia recusa, desobediência, rebelião, o Estado se valia das leis e da força do exército. Os historiadores já descobriram vestígios de grandes revoltas sociais há milhares de anos. Algumas vezes elas dissolveram o Estado. Outras vezes o exército esmagava os rebeldes. O Estado tinha se tornado uma arma de domínio de classe da aristocracia (nobreza-ricos).

A RAIZ DAS DIFERENÇAS: DESDE A CRIAÇÃO DO HOMEM A TERRA DE DIREITO ERA A MESOPOTÂMIA. APÓS O DILÚVIO OS FILHOS DE CAM SE FIXARAM NESTA TERRA (TALVEZ POR CAUSA DE INDIFERENÇAS FAMILIARES (CAM FORA AMALDIÇOADO) E TINHA QUE SERVIR AOS OUTROS IRMÃOS, COMO A TERRA ERA BOA FICOU NELA. COM O PASSAR DOS TEMPOS VIERAM AS REVOLTA (RIXAS), AS GUERRAS ENTRE A DESCENDENCIA DE NOÉ. TERA QUE ERA DA DESCENDENCIA DE SEM TENTOU SE FIXAR EM CANAÃ (NA MESOPOTÃMIA ONDE ESTAVAM A DESCENDENCIA DE CAM), CERTAMENTE NÃO FORAM ACEITOS. FIXOU-SE EM HARÃ QUE ERA TERRA DE UM DE SEUS FILHOS Genesis 11:31. MAIS A FRENTE DEUS DIZ A ABRÃO QUE CANAÃ ERA A TERRA PROMETIDA A ELE E SUA DESCENDÊNCIA: Gênesis 12,MAS DEUS CASTIGOU AQUELAS TERRAS COM A SECA E A FOME, ABRÃO FOI PARA O EGITO, VOLTOU ELE DE LA“ MUITOS RICOS. ABRÃO FIXOU-SE EM CANAÃ. MAIS Ã FRENTE, COM A SECA E CONSEQUENTE FOME NAQUELAS TERRAS CONFORME OS CAMINHOS DE DEUS, JACÓ“ VAI COM SEUS FILHOS PARA O EGITO (DO MAL, À BENÇÃO). MAIS A FRENTE, APÓS 400 ANOS DE SERVIDÃO NO EGITO, VOLTAM OS DESCENDENTES DE JACÓ PARA CANAÃ. DEUS FAZ UM NOVO PACTO. AGORA,COM TODA A HUMANIDADE. MAIS A FRENTE DEVIDO A REBELDIA DO POVO PARA COM DEUS SÃO LEVADOS CATIVOS PARA BABILÔNIA. MISCIGENAÇÃO DE ISRAEL. 70 ANOS DA DEPORTAÇÃO DOS JUDEUS PELO REI NABUCODONOSOR II, ENTÃO A INVASÃO DA BABILÔNIA PELOS PERSAS-REI CIRO OS REGRESSA A JUDÁ -Jeremias 25. ACONTECE A DIÁSPORA (destruição de Jerusalém, dispersão dos judeus para outras partes do mundo). APÓS TANTAS MISCIGENAÇÃO, NOS TEMPOS ATUAIS LEGALIZADO O ESTADO DE ISRAEL.

+- 4.000 a.C. No meio do deserto, surgiu a civilização egí¬pcia. O rio Nilo atravessa todo o Egito e com suas enchentes que que tornava o solo fértil de humos. Seu deserto podia até representar uma vantagem, porque dificultava os ataques de inimigos. Os egí¬pcios descendiam de inúmeros povos da África e da Costa do Mediterrâneo. Inventaram o alfabeto, foi adaptado pelos gregos antigos e mais tarde ainda readaptado pelos romanos.O gato foi considerado animal sagrado.

+-3.500 a.C. Na Mesopotâmia a roda foi inventada (pois ali maior concentração de povos). Por volta dessa época, parece ter surgido a escrita. Surgiram vários tipos diferentes de sociedade.Cada comunidade, cada povo encontrou seus próprios caminhos. que domesticavam animais de tração. Os artesãos começaram a utilizar os metais a partir dos minerais (cobre,prata,ouro...).

+- 3.100 a.C. Os sumérios já tinham cidades. Não havia poder político central, um governo único para todas as cidades.Cada cidade tinha seu próprio governo independente e era alimentada pelos campos ao redor. Por isso dizemos que eram cidades-Estado. Tinham centenas de casas e eram protegidas por grossas muralhas de tijolos. No palácio do rei havia funcionários especializados em anotar tudo que acontecia, os atos do rei, as leis, o resultado das cobranças de impostos. Foi a necessidade de guardar esses registros que a escrita foi inventada.Com isso o Estado aumenta mais seu poder. Babilônia tornou-se a mais rica e forte cidade-Estado. Ficava num ponto em que o rio Tigre e o rio Eufrates quase se tocam. -- Surgiu o reino da cidade de Menfis sobre todas as outras. Até mesmo era controlado pelo faraó (rei) e somente uns poucos pequenos comerciantes podiam ter os próprios negócios. Os faraós tinham amplos poderes e num certo período histórico, foram considerados filhos de deuses.Houve 270 faraós e apenas quatro deles foram mulheres, embora uma delas tivesse se destacado (Hatshepsut). Abaixo dos nobres havia funcionários de menor categoria, mais importantes como os escribas. Eles eram das poucas pessoas que sabiam ler e escrever. Estudavam nas escolas do Estado. Faziam contabilidade real, ou seja, controlavam os gastos do palácio do faraó. Também registravam os feitos do governante. Suas armas eram de madeiras, cobre e bronze rudimentar. No Egito antigo a retratação de Judas como ruivo em pinturas ajudou a espalhar o preconceito, deus Seth não era originalmente malígno: ele passou a ser retratado assim após a invasão de povos como os persas. Foi então assossiado ao deserto vermelho, às tempestades e à destruição. Por consequência, homens ruivos como ele passaram a ser odiados e sacrificados, muitos morreram como oferenda na tumba de Osiris. Coisas que os egípcios temiam.

3.000 a.C. Na Mesopotâmia, o bronze foi inventado (liga que se mistura cobre e estanho). Por isso puderam dominar somente os povos que tinham objetos apenas de madeira, pedra e cobre. --desenvolvimento da linguagem pela espécie humana.

2.500 a.C. No Egito, já inventado o vidro.--Nas margens do rio Indo onde hoje está o Paquistão havia cidades com milhares de habitantes, ruas planejadas, casas de barro cozido, canais de esgoto e de fornecimento de água (claro tudo muito rudimentar).
-Ismael filho de Abrão com a concubina Agar foi o pai do povo árabe.

2.040 a.C. No Egito até esta data foram construídas as grandes pirâmides. Entretanto, os faraós não conseguiram manter sua autoridade sobre os nobres . O que levou-o ao enfraquecimento.
-Delta do rio Nilo, no Egito, ocupado pelos hicsos (povos de origem asiática. E que tinham arma de bronze, carros puxados por cavalos, equipamento desconhecido pelos egípcios. Gado bovino, zebu. Acabaram absorvendo a cultura egépcia e assim a civilização permaneceu.
-Jacó neto de Abraão leva os hebreus para o Egito. Durante séculos viveram razoavelmente no Egito. Absorveram alguns aspectos da cultura local, mas não perderam o idioma hebraico, nem as tradições religiosas.

1.750 a.C. Código de leis da Babilônia escrita em tábuas de barro, pelo rei Hamurabi. Seu princípio era o do olho por olho dente por dente. Por exemplo, se uma pessoa roubasse uma casa, seria executado; se alguém furasse o olho da outra seria castigado e vazado um de seus olhos. Mas essas leis só valiam para os nobres. Se um nobre cegasse um camponês, seu castigo seria a paga de uma multa. Código de Hamurabi,conhecido pelo rigor, mas por nossos padrões atuais de justiça continha idéias sensatas. Por exemplo se um homem sem querer deixasse a água de seu canal invadir o terreno vizinho ele teria que pagar indenização.

1.640 a.C. No Egito até esta data os faraós restauraram o poder. O Egito conquista Núbia, o reino de Kush. Região sul do Nilo habitada por povos altos e de pele muito escura.

1580 a.C. No Egito faraó querendo aumentar o poder do Estado, passaram a exigir demais dos hebreus. Impostos pesados, corveias (contrato em que se trabalha 03 dias semanais, de graça) para o Estado.Escravização. O Egito havia se tornado um cativeiro.

1.550 A 1.070 a.C. Novo império egípcio, os hicsos foram expulsos do Egito. A religião era muito importante na sociedade e na vida diária. Os egípcios eram politeístas (acreditavam em vários deuses). Acreditavam em vida após a morte; mas como é que a alma poderia voltar a se unir com um corpo devorado pelos vermes? A solução era embalsamar os cadáveres. Com técnicas especiais evitavam que o cadáver entrasse em decomposição. Depois envolviam em tiras de pano e então se tornaram uma múmia que guardavam dentro do sarcófago. Dentro do túmulo deixavam-se boa comida, bebida, jóias, móveis, jogos e até barcos para passear no rio. Acreditavam que um dia a alma iria se juntar ao corpo e precisaria desses confortos, que depois da morte tinham inúmeras tarefas. No começo só os faraós eram embalsamados, mais tarde os nobres e finalmente os pobres. Havia o livro dos mortos. Espécie de manual que ensinava a responder ao julgamento de Osíris, o deus da fertilidade, responsável pelas cheias do Nilo. Os primeiros faraós ergueram os maiores túmulos da história, as pirâmides. A maioria delas tem 150mts de altura (maior que um edifício moderno de 50 andares).

1.500 a.C. Descobrimento do ferro. Uso comum do vidro. -- Os arianos vieram da Ásia para a Índia. Influenciaram todos os povos da Índia.

SÉCULO XIV a.C. No Egito o faraó Amenófis IV decretou que o deus Aton, simbolizado pelo disco solar, era o único. Mas a população preferiu manter as crenças politeístas tradicionais. Depois de sua morte o faraó Tutancamon restaurou a velha religião dos deuses.

1.280 a.C. No Egito, os hebreus saem do país pelo deserto (Êxodo). Liderados por Moisés (Moshe). No Monte Sinai, Deus o entregou as duas Placas de Pedra que eram as Tábuas da Lei, escritos os Dez Mandamentos.
-Em Canaã os hebreus tiveram que enfrentar os que ali viviam: os cananeus, filisteus.

+- 1.000 a.C. o povo do deserto, os beduínos são descendentes de Ismael.--Os arianos, povo nômade de pele clara, criadores de bovinos e que dominava a metalurgica do ferro, ocupava a planície fértil do rio Ganges. Sanscrito ariano, nessa língua foram escritos os veda que contam as lenda e histórias dos conquistadores arianos. A religião hinduísta de origem ariana. A sociedade foi dividida em castas que são determinadas pelo nascimento. A casta superior (brãmane) agrupava as famílias nobres que governavam o Estado e eram os principais sacerdotes da crença hinduista em seguida a dos nobres guerreiros (xátrias) que também ocupavam altos postos. A intermediária (vaixá) composta por camponeses, comerciantes e artesãos. Lá em baixo os párias considerados "impuros" lidavam com coisas sujas: cadáveres, lixo e excrementos. Proibidos de contato com as outras castas: as pessoas nasciam e morriam pertencendo a mesma casta. Não há como mudar. Tampouco podem casar ou fazer amizade com pessoas de outras castas. Nem mesmo morar nos mesmos bairros. Diziam que a alma passa por várias encarnações. Individualemtne impuros nascem em castas inferiores. Se aceitarem sua condição, baseados no que tinham feito nas encarnações passada ou seja se aceitarem o carma isto se não se revoltarem contra as castas superiores nas próximas reencarnações seriam promovidos a uma casta superior.
-Em Judá Asa filho de Abião o sucede.Temente a Deus,foi um bom rei.
-Em Judá, Jeosafá sucede a Asa.
-Jeorão filho de Jeosafá, o sucede. Não temia a Deus, foi um mal rei.
-Davi toma Jabus, cidade dos jecuzitas e dá o nome de Jerusalém.
Salomão construiu os muros de Jerusalém.
-Salomão aumentou os impostos. Para construir o templo em Jerusalém. Época próspera. Os comerciantes israelitas faziam negócios com os fenícios e egípcios. Salomão tido como um rei sábio e justo. Entretanto talvés seus súditos não o vissem com tantas qualidades. Mesmo porque ele já não reconhecia os dogmas (crenças, ideologias) sagrados de sua religião.
-Morre Salomão e seu filho Roboão o sucede, fora um mau rei. Muitas revoltas popular contra o excesso de tributos (que teria levado a divisão do reino de Israel em duas partes: no norte,o reino de Israel e no sul o reino de Judá). Reoboão roubou os tributos e fugiu para Jerusalém. A tribo de Judá e Davi e a de Benjamim e Jessé o seguem (daí em diante passaram a se chamar judeus). Jeroboão ganha a revolta e as outras 10 tribos o seguem (com o passar dos tempos a dispersão com a miscigenação com os outros povos).

910 a.C. Babilônia atacada pelos assírios que formou um império, assumiram o controle de muitos povos e cidade-estado. Eram temidos por causa da sua violência contra os prisioneiros de guerra: cortavam as cabeças de uns, furavam os olhos dos outros. Faziam isso para aterrorizar as pessoas o suficiente para que elas pagassem tributos ao estado assírio. Os assírios também desenvolveram intensa vida cultural. O rei Assurbanipal mandou construir a enorme biblioteca da cidade de Nínive. Tinha dezenas de milhares de tijolos marcados com escrita cuneiforme (em forma de cunha) que guardavam lendas e trechos de história assíria, leis e acordos comerciais entre pessoas. As rebeliões dos povos dominados enfraqueceram os império assírio.
-Jeroboão deposto, foge para o Egito.
-Reoboão morre e Abião seu filho o sucede.
-Na Babilônia os caldeus invadem e se instalam e assumem o controle da região. Nínive foi invadida e incendiada/rei Nabucodonossor o povo hebreu escravizado.

SÉCULO VIII a.C. O Egito conquistado pelos árabes.

670 a.C. O Egito tomado pelos assírios.

667 a.C. Bizâncio, cidade da Grécia Antiga, centro do império bizantino, recebeu o nome do rei Bizas.
-Constantinopla desde a metade do império romano até idade média.

600 a.C. Os judeus caíram sobre o domínio dos assírios.

SÉCULO VI O grego Homero autor de Ilíada e Odisséia.
-Ciro deixa retornar a Sião.
-Elias, Jeremias e Isaías avisaram o povo de Jerusalém da destruição de Israel e exílio assírio.
-Conflito entre judeus patriotas (macabeus) e gregos. Os gregos vencem e impõe culto pagão.

550 a.C. Os persas viviam numa região onde hoje está o Iraque. O rei Ciro unificou as tribos, formou um exército que contava com hábeis arqueiros a cavalo. Fundou o império persa, também chamado de Aquemenida/nome de família dos reis persas. Chegaram a dominar toda a Mesopotâmia.

Dario I sucedeu a Ciro (dividiu o império em províncias governadas por homens de confiança -os sátrapas), mas recorria a espiões que faziam relatórios secretos das províncias (olhos e ouvidos do rei). Pelas estradas corriam comissários (representantes do rei) em cavalos velozes que passavam a correspondência para outros emissários em pontos especiais. Era como se houvesse um único cavalo que jamais se cansava.

538 a.C. Babilônia e região dominada pelos persa chefiados pelo rei Ciro (após a morte de Nabucodonosor).

SÉCULO V a.C. O principe Siddharta Gautama parecia levar a vida perfeita. Jovem, saudável, inteligente e rico. Vivia em festas, caçadas (o esporte dos nobres) banquetes).Todas as mulheres interessantes se apaixonavam e faziam amor com ele. Todos empenhavam em agradá-lo. Apesar de tudo vivia deprimido. Não encontrava sentido na existência com 29 anos saiu do palácio pela primeira vez e entrou em contato com a miséria, a doença e a morte. A partir daí abandonou todos bens materiais e passou a meditar profundamente. Certo dia ao pé de uma figueira ele disse ter sido iluminado pela verdade, tornou-se buda (continuação do hinduismo-nono avatar). Ensinou que a fonte da dor era o desejo porque o desejo nunca se satisfaz. Só quem assumir a vida simples e humilde poderá alcançar o nirvana que é a paz e o sentimento de que está tudo pleno, completo. Séculos mais tarde os seguidores escreveram livros com interpretação de acordo com os costumes de cada região e cada nação. Budismo religião politeísta, que prega a meditação, o poder da mente, reencarnação.ENTÃO, I João 5:10ao13 =quem crê em Deus, crê também em Seu Filho Jesus, porque Deus mesmo, deu testemunho de Seu Filho Jesus. E consequentemente crê e pratica seu Evangelho.E quem não crê assim mentiroso é.

SÉCULO IV a.C. Embora os gregos aparentemente fossem mais tolerantes com a homossexualidade, havia leis rigorosas que puniam relações sexuais entre homens, como assinala o historador grego atual,Nikos A.Urimssimtzis. Na literatura quase todos os amores são héteros.--O encontro das culturas orientais com a cultura grega, produziu a cultura helenista, que foi uma continuação da cultura grega. Os fenícios viviam numa região do litoral onde hoje está o o Líbano e a Síria. Foram os primeiros grandes marinheiros. Comerciavam cedro, vidro transparente (que eles inventaram), tecidos pintados com púrpura (corante tirado de um molusco marinho do gênero murex). Cidade em destaque era Cartago no norte da África. Eram conhecidos como piratas ou seja ladrões do mar que assaltavam outros navios. -- Os romanos invadiram e conquistaram os citas (um antigo povo da Trácia), considerando os trácios como escravos. Como estes eram ruivos, o cabelo vermelho virou uma característica inferiorizada, coisa de gente preguiçosa. Atores romanos usavam peruca nesse tom para interpretá-los em peças e representar sua servidão.

334 a.C. Alexandre da Macedônia (Alexandre Magno) ocupa a Ásia Menor e o império persa, Fenícia, Palestina e Egito. Morreu com 33 anos e depois de sua morte o império foi dividido em vários reinos menores.

332 a.C. O Egito dominado pelos gregos chefiados por Alexandre da Macedônia.Os gregos antigos diziam que os egípcios tinham a pele escura e os cabelos crespos.O que revela a influência da população negra da Ãfrica.

320 e 550 AD Período gupta (dinastia Gupta) do Norte da Índia foi um império modelo de "civilização clássica". A paz e prosperidade criada sob a liderança dos guptas permitiram várias conquistas científicas e artísticas. Esse período foi conhecido como Era do Ouro da Índia. Sob os guptas, a vida foi notavelmente livre de restrições burocráticas, e as multas continuaram o castigo para a maioria das ofensas. A maior parte da população era vegetariana. O Período Gupta foi uma época de grande arte e bela literatura.

SÉCULO III a.C. Em Alexandria viviam também comerciantes e navegadores gregos, egípcios e judeus, estudiosos e pesquisadores gregos, o grande matemático Euclides, descobridor dos famosos teoremas de geometria. -- Passou a designar o conjunto regras que um indivíduo culto deveria usar para se expressar com correção e elegância, uma separação entre um modo de falar (incorreto) e outro de escrever (correto), quem tinha acesso a esse modo correto era apenas a elite econômica e intelectual, o uso da língua colaborou sobremaneira para separar ainda mais as classes sociais. O modo de contar, o modo de usar a linguagem influencia a reconstrução dos fatos na história. A origem da palavra letras é grega grammata.

150 a.C. Os essênios uma das divisões do povo judeu, eram ligados politicamente e devido a rivalidades retiraram-se para o deserto da Judeia, seguiam a seita ascética Qumran(mística -esotérica).Oravam com o rosto voltado para o sol diferentemente dos judeus ortodoxos.
-Cesareia sede do império romano.

146 a.C. A Grécia foi invadida pelos romanos que absorveram muito da cultura grega. O idioma dos romanos era o latim que adotou palavras gregas.

30 a.C. O Egito dominado pelos romanos chefiados por Júlio César.

SÉCULO I d.C.
-O rei Herodes casou com uma macabeu (caximoneus) e formou o quartel general.
-Jerusalém incendiada por Tito.
-Jerusalém restaurada por Adriano.
-Na mitologia judaico-cristã, Lilith (deusa presente em várias crenças, por exemplo, os sumérios e mesopotâmios era a deusa da fertilidade), perde caráter divino, tornando-se um súcubo (espécie de demônio) e passa a ser retratada ruiva. Segundo a Cabala, ela é a serpente que ofereceu a Adão a maçã do pecado.

05 a 10 da era Cristã, nasceu o apostolo Paulo,em Tarso, capital da Cicília, na Ásia Menor. Descende de uma família de judeus da diáspora, pertencente a tribo de Benjamim. Os pais deram-lhe o nome de Saul (nome do primeiro rei dos judeus) e o apelido Paulo. O nome Saul passou para Saulo porque assim era este nome em grego. Mais tarde, a partir da sua primeira viagem missionária no mundo greco-romano,Paulo usa exclusivamente o sobrenome latino Paulus. Recebeu a sua primeira educação religiosa em Tarso tendo por base o Pentateuco (cinco primeiros livros da Bíblia) e a lei de Moisés e o Torá (bíblia dos judeus).

6 a 11 Jerusalém conquistada muçulmanos (cherife Homara). O islamismo (descendem de Ismael filho de Abraão,com a cumcubina egípcia de Sara, Agar, e do profeta Maomé.Torna-se a religião do Oriente Médio.

11 a 13 - As cruzadas lideradas pelo rei Eduardo Coração de Leão-Rei God Freet, francês, inglês e alemão. As comunidades judaicas continuaram existindo e Jerusalém, Hebrom, Tiberíades, Galileia. Indisfat (Centro de misticismo judaico-a cabala).

16 a 19 Salá Atim captura Jerusalém e os muçulmanos retornam.

25 da era Cristã Paulo vai para Jerusalém onde frequenta as aulas de Gamaliel, aprofundando com ele o conhecimento do Pentateuco escrito e oral. Aprendeu a falar e a escrever aramaico, hebraico, grego e latim. Podia falar publicamente em grego ao tribuno romano, em hebraico à multidão em Jerusalém e catequizar hebreus, gregos e romanos.

68 Os essênios provavelmente foram pelos romanos dispersados, obrigados a abandonar suas comunidades.
SÉCULO II
SÉCULO III Na Índia,o livro Kama Sutra (sexo tântrico, ensinamentos e práticas sexuais e espirituais).
SÉCULO IV
SÉCULO V
SÉCULO VI Desenvolveu uma crença baseada nos ensinamentos de Zaratustra (chamado de Zoroastro pelos gregos). Que dizia que havia dois deuses principais do bem e do mal, em breve o mundo acabaria e os maus seriam punidos para sempre.--Na Grécia a pederastia (costume de um homem mais velho proteger um rapaz adolescente, também nobre).Era mais fácil encontrar o nobre grego que se casava e tinha filhos e mantinha relações com inúmeras mulheres e também com rapazes. Eventualmente as mulheres também mantinham relações que hoje chamamos de homossesuais. Ilha de Lesbos. A poetisa Safo, poemas para sua amada.Por isso hoje utiliza a palavra lésbica para designar a mulher que ama a outra.--O Egito dominado pelos persas.

600 - Maria, mãe de Jesus, é a única mulher que o Corão chama pelo nome. Nenhuma mulher, entre todas, é citada pelo nome, no Livro Sagrado dos muçulmanos, exceto Maria, mãe de Jesus! Nem a mãe de Maomé, nem a esposa ou as filhas dele, são nominadas no Alcorão, e, entretanto, a mãe de Jesus Cristo é citada mais de trinta (30) vezes! o Messias filho de Maria, é apenas um Profeta (Corão 5,75), entre os demais, é um enviado de Deus (3,49), é um servo de Deus. O Alcorão-tradução Mansour Challita -Amélia Hamze, educadora, colunista da brasil escola. -I João 5:10ao13 =quem crê em Deus,crê também em Seu Filho Jesus, porque Deus mesmo, deu testemunho de Seu Filho Jesus.E quem assim não crê, está mentido que crê em Deus.Porque se crê Nele, crê também no seu testemunho.

SÉCULO VII Na Inglaterra a rainha Elizabeth I assume o trono, mesmo sendo ruiva, ganha a simpatia do povo-seus longos cabelos avermelhados viraram moda.

SÉCULO VIII
SÉCULO IX
SÉCULO X
SÉCULO XI A igreja ortodoxa e a igreja católica apostólica romana se separaram. Pois os ortodoxos não reconhecem a autoridade do papa, mesmo tendo sua doutrina semelhante à católica.
-Igreja ortodoxa copta (igreja cristã no oriente,semelhança com a católica, não reconhece autoridade papal).
-Igreja católica coptas (igreja cristã no Oriente,reconhece a autoridade papal).

1.054 Igreja católica (reconhecem o papado) foi dividida em católica do ocidente e ortodoxa (não reconhecem o papado) no leste (Grécia, Rússia, Anatólia, Síria, Egito, terras Eslavas etc), o cisma do oriente. E a oriental anglo-saxônica (grande cisma). Se tornaram difíceis a unidade cultural entre os dois mundos, deixou paulatinamente (pouco a pouco) de existir. Impérios distintos com sua própria tradição e cultura.

SÉCULO XII Na crença hinduista, uma nova concepção: o deus cabeça de elefante Ganesha, da riqueza e abundancia. Na lenda ele teve a cabeça cortada por seu pai Xiva, mas sua mãe Parvati deu a ele uma nova cabeça do primeiro animal que encontrara (o elefante) o deus se movia sobre o lombo de um camundongo. Simbolicamente uma união dos contrários.

1.300 Na Europa, a retratação de Judas como ruivo em pinturas ajudou a espalhar o preconceito,obras de arte começaram a retratar Judas Iscariotes, como ruivo, e o diabo com cabelos vermelhos e pontudos.

SÉCULO XV Na Europa, além da raridade, Mulheres com" cabelos de fogo" passaram a ser caçadas pela inquisição e o preconceito virou terror, acreditavam que até a gordura dos ruivos era um ingrediente potente para fazer veneno. O gato visto como encarnação do diabo.

1.453 Constantinopla invadida pelos turcos (povos da Ásia e da Europa). Passou a ser capital do império otomano (turcos:povos da Ásia e da Europa).
-anglo-saxônicos=fusão dos germanos da porção norte do continente europeu que migraram para a parte oriental da Inglaterra.

SÉCULO XVI Martinho Lutero, pioneiro da Reforma da Igreja Católica na Alemanha,sendo sua orientação teológica a base doutrinária de todas as Igrejas Luteranas espalhadas pelo mundo.--com raízes na Reforma iniciada por João Calvino em Genebra o movimento religioso protestante e uma ideologia sociocultural.

1525 Na Suiça, os amish começam sua história, quando romperam com católicos e protestantes. Por serem contra o batismo de crianças, acreditando que a adoção de uma religião precisa ser uma escolha pessoa e consciente, ficaram conhecidos como anabatistas (palavra de origem grega para rebatizados). Suas crenças se baseiam na ordnung (ordem em alemão), tradição oral baseada em passagens bíblicas específicas que contêm as regras de seu estilo de vida. Mas há muitas ordnung distintas, graças a uma série de divisões que ocorreram entre eles ao longo do século XX. Por isso, os grupos podem diferir em relação ao estilo de vida. Eles estão continuamente mudando. São capazes de ver o mundo exteriror e interagir com ele, mas prefere mantê-lo a distância. Embora possam se abrir para certas tecnologias, suas crenças fundamentais e organização social devem permanecer inalteradas. Há cerca de 40 linhas distintas na América do Norte e cada uma usa diferentes tipos de tecnologia. Seus líderes abriram algumas exceções e começaram a permitir outros meios de comunicação para mantê-las unidas. Viver em uma sociedade separada é uma das bases da crença amish. Alguns aspectos porém são comuns a todos, como as roupas em cores únicas, as famílias numerosas e o idioma adotado-um dialeto da Alemanha. Fora os assentamentos, que têm sempre 20 ou 30 famílias. Em 1737 se estabeleceram na Pensilvânia, foram perseguidos na Europa e tiveram de fugir para a América do Norte. Em 1865 hove o primeiro cisma tecnológico amish. Joseph Donnermeyer, sociólogo da Universidade Estadual de Ohio-Donald B. Kraybill, do centro de estudos anabatistas da Elizabethtown College na Pensilvânia.

1530 - 1884 Na Rúsia o primeiro czar Ivan Vasilyevich, governou por 37 anos. Apesar de modernizar o país ficou conhecido por se um líder paranoico e cruel. Morreu aos 54 anos jogando xadrez. A exumação do corpo apontou que a alta concentração de mercúrio, usdado para tratar sua artrite pode ter sido a causa.

SÉCULO XVII A partir deste século a revolução industrial e o surgimento da sociedade moderna.A natureza passou a ser modificada num grau nunca visto anteriormente Uma tecnologia cada vez mais avançada amplia o domínio do ser humano sobre o meio ambiente.

SÉCULO XVIII Na Inglaterra o metodismo teve seu início.
-Igreja Anglicana porque é na Inglaterra (igreja cristã com semelhança católica e protestantes, mas com autoridade máxima um bispo Ex.:igreja Metodista e Do Evangelho Quadrangular).
-Igreja episcopal porque é principalmente nos EUA e América Latina (igreja cristã com semelhança católica e protestante, mas com autoridade máxima um bispo.Ex.:igreja Metodista e Do Evangelho Quadrangular).

1749 Em Omã o regime ditador sultanato continua com Qaboos bin Said Al Said.

SÉCULO XIX Na Inglaterra a transformação, atraves da revolução industrial. Nos Estados Unidos Vanderbild, o rei das ferrovias; John Rockfeller descobrindo o petróleo; Endrew Car, o aço; Ford o automóvel; Edson Morgan a eletricidade. Surge o grupo dos anarquistas-termo usado para os grevistas. Agiam fazendo justiça onde havia injustiça; E o país se transformando em potência mundial. Morria-se em média aos 45 anos. -- O espiritismo surgiu na França e era confundido como bruxaria. No Brasil (um dos poucos países simpatizante), atrai muitos praticantes católicos por não se apresentar como religião concorrente, que exige um rompimento com a igreja católica,por ter poucos dogmas e nenhuma hierarquia. O espiritismo foi codificado em 1857 pelo Pedagogo Hippolyte L. Denizard Rivail, vulgo Allan Kardec. Na França era considerado um pensador de pouca importância por não ter dado nenhuma contribuição à história da filosofia. No Brasil suas teorias encontraram terreno fértil numa sociedade habituada a conviver com a crença nos espíritos e na reencarnação: os índios acreditavam que os espíritos dos mortos permaneciam convivendo com os habitantes da tribo por um determinado período; os escravos trazidos da África acreditavam ter contato direto com o mundo dos mortos e seus cultos acabaram se espalhando por todos os estratos (camadas) da sociedade. Sociólogo Antônio Flávio Pierucci, especialista em religiões, da Universidade de São Paulo.

1865 a 1870 O povo paraguaio sente sangrar a ferida causada pelo genocídio que foi a guerra empreendida por Brasil, Uruguai e Argentina contra o ditador Francisco Solano Lopes, que governava aquele país e tinha pretensões imperialistas. No início da guerra a população paraguaia era estimada em um milhão e quinhentos mil habitantes, e no final estava reduzida a menos da metade. Historiadores paraguaios reconhecem a grandeza do nosso ilustre Duque de Caxias, mas odeiam o Conde D´EU, marido da princesa Isabel, que comandou a entrada das tropas brasileiras em Assunção, a capital paraguaia. É que o ditador Solano Lopes, sabendo-se derrotado, tinha abandonado a frente de luta e partido para o interior; e a capital estava na ocasião defendida apenas por crianças e meninos que foram massacrados pelas forças invasoras, sob comando do Conde D´EU. -- astecas canibais mais são conhecidos que sacrificavam e comiam os guerreiros prisioneiros de guerra de outras tribos. brasilescola.com e sacrificarm 1,2 milhão de pessoas porque acreditavam que era preciso oferecer sangue humano para o sol se levantar toda manhã.

1871 A unificação dos principados deu origem à federação.

SÉCULO XX Nos Estados Unidos,na metade do século a espectativa de vida, chegou aos 78 anos. As vacinas, a expansão das redes de esgostos,a penicilina e a revolução verde na agricultura.--O melhoramento genético de plantas tornou-se uma ciência. De início visava a uma maior produtividade das culturas. Hoje o foco se volta para o aumento do valor nutricional.

1.930 constantinopla passa ser Istambul.
-Igreja católica reformada (igreja cristã, inspirada na protestante, reconhece o papado)-Traje.

+- 1945 Na verdade, por milhares de anos durante a história do Oriente Médio, os judeus e os árabes viveram em relativa paz e indiferença entre si. A causa primária da hostilidade tem uma origem moderna. Quando as Nações Unidas deram uma porção da terra de Israel para o povo judeu, a terra na época era habitada principalmente por árabes (os palestinos). A maioria dos árabes protestou veementemente contra o fato da nação de Israel ocupar aquela terra. As nações árabes se uniram e atacaram Israel em uma tentativa de exterminá-los da terra – mas eles foram derrotados por Israel.

1948 Jerusalém moderna-primeiro bairro fora dos limites da velha Jerusalém, construída sobre iniciativa de Sir M. Montifiori. Estado judeu como Teodoro Sler-movimento sionista (movimento judaico em defesa de nacionalidade) espandiu-se na diaspora. --Coreia do Norte regime ditador comunista continua em 2011 com Kim Jong Un.

1949 Na China o regime ditador comunista continua em 2013 com Xi Jinping.

1951 Ernesto Guevara de La Serna nasceu em 1928 na Argentina, onde cresceu, nascido de classe média médico graduado; viajou 8 meses com um amigo pela América Latina; Largou tudo para lutar contra regimes opressores.

1952 O Egito passa de monarquia para república.

1954 na Inglaterra descoberto o gás VX com efeito rápido é de alta letalidade e consegue permanecer no ambiente por longos períodos, ataca o sistema nervoso e atua de forma similar a um pesticidade. Descoberto acidentalmente enquanto cientistas pesquisavam novos inseticidas, a substância foi encaminhada aos militares, que a transformaram em arma química ao longo da década usando a mesma fórmula molecular, mas modificando a sua estrutura química (processo conhecido como ismerismo). As nações que mais traalharam no aperfeiçoamento do agente foram a Grâ-Bretanha e a Rússia. Suas produção e armazenamento são considerados crime processo e internacional de acordo com as leis da Convenção de Armas Químicas de 1993.

1956 No México Che Guevara conheceu Fidel Castro e seu irmão Raúl e ingresou no Movimento 26 de Julho, que planejava tomar o poder em Cuba então sob a ditadura de Fulgêcio Batista, que fugiu permitindo a tomada de Havana sem confrontos; Che ocupou diversos cargos no governo e viajou o mundo como embaixador de Cuba, casou novamente e teve quatro filhos;

1958 No Iraque o brigadeiro Abdel Qasim executou um golpe de estado e tomou o poder(recusou o pan-arabismo e conquistou a inimizade do partido Ba'athista).

1959 Cuba , Fidel Castro tomou o poder,desde então o país vive um ditadura, Estado Comunista.

1965 no Congo Che liderou a guerrilha contra o ditador Joseph Mobutu, mas não teve sucesso.

1963 No Iraque o golpe Ba'athista que derrubou Qasim.

1966 A Bolívia que vivia a ditadura do general René Barrientos, apoiado pelos EUA.

1967 os EUA forneceram ao exército boliviano armas e treinamento para ações de contraguerrilha. Che ferido por um tiro e capturado após interrogatório, aos 39 anos, foi morto com uma rajada de fuzil pelo tenente Mario Terán.Foi um revolucionário que ajudou a instaurar um novo regime político-unipartidário e socialista- em Cuba, que dura até hoje. Para muitos é um mártir que se opôs a ditadores e aos EUA e lutou por sociedades mais justas em países como Guatemala, Congo e Bolívia. Para outros, foi um guerrilheiro obcecado por violência que usou de métodos polêmicos- como perseguir e matar opositores- para atingir seus objetivos. De qualquer forma é uma figura hisórica importante e um ícone cultural em todo o mundo, chegando a ser venerado como santo em algumas partes da Boívia. Seu nome e seu rosto viraram símbolos de rebeldia, sendo usados até hoje em camisetas, pôsteres, música e até games.

1979 Saddam se Hussein se proclamou presidente, secretário- geral do partido e líder das Forças Armadas do Iraque. Sua ditadura foi uma das mais sangrentas do Oriente Médio.Além de esmagar qualquer oposição política, ele foi responsável por execuções, torturas, estrupros em massa e genocídio, entre seus piores crimes está a guerra quimica contra os curdos do norte do país entre 1988 e 1989 cerca de 100 mil civis foram mortos com gás mostarda (Provoca irritação nos olhos e feridas na pele. Se for inalado, pode matar por asfixia).Bagdá era um museu dele mesmo, com incontáveis cartazes, estátuas escreveu um Alcorão com 27 livros, assassinou três de seus genros.( Nascido em família sunita pobre, em 1937em uma vila pequena chamada Al Awia, ao norte de Bagdá.Conheceu em Bagdá a tensão que existia entre seu grupo de sunitas pobres, e xiitas, curdos e sunitas da elite.Largou os estudos e se tornou um militante do partido Ba'athista, fundado na Síria e com fortes inclinações pan-arábicas(a integração de todos os países árabes).Escalou posições no político.1964 Foi preso, 1966 fugiu da prisão juntamente com Abdel Qasim, os quais tomaram o país e Sadan se tornou político influente e braço direito de Qasim).

1980 Saddam Hussein(do Iraque)atacou o Irã, temendo que a Revolução Fundamentalista pudesse incitar a população iraquiana xiita, majoritária a se rebelar contra o seu governo.--(1970 a 1980) Independência das colônias europeias na África e na Ásia.

1988 Fim da guerra entre Iraque e Irã.

1990 Com o Iraque falido, o ditador Saddam de surpresa invade a anexa o Kuwait.--Na região da Iugoslávia a divisão entre maioria católica na Croácia, muçulmana na Bósnia e ortodoxa na Sérvia e Montenegro. Movimentos separatistas envolvendo sérvios, croatas e eslovenos cada qual com sua língua, com sua cultura. -- Acordo de unificação da escrita da língua portuguesa nos países lusófonos (Angola, Brasil,Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).

1991 A guerra do Golfo: os EUA intervem na guerra do Iraque e Kuwait.O Iraque perdeu e bombardeado estava em ruínas de novo. -- Na Rússia o regime ditador como modelo República Socialista Federativa,continua em 2000 com Vladmir Putin

1994 Inaugurada o túnel que liga a França ao Reino Unido,passando sob o canal da Mancha(O Canal da Mancha é um braço de mar que faz parte do Oceano Atlântico e que separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França e une o Mar do Norte ao Atlântico. A circulação marítima no canal da Mancha é uma das mais intensas do mundo. O Eurotúnel,um túnel ferroviário submarino e subterrâneo que atravessa o Canal da Mancha ligando a França à Inglaterra).

2003 O Iraque invadido pelos EUA,alegando que o ditador Saddam Hussein, escondia armas de destruição em massa. -- Na Índia as vacas (chamadas de kamdhenu,aquela que supre todas as necessidades) consideradas sagradas pela religião hindu, recebem status de deus, mas na verdade são mais exploradas do que veneradas. Na capital Nova Délhi, elas foram banidas da zona urbana por atrapalhar demais o trânsito e causar acidentes. Nas cidades, muitas são vacas de rua (soltas e sem-dono) Embora a vaca seja mais popular, há outros animais considerados sagrados em partes da Índia, como macacos, elefantes, tigres, cobras, ratos. Cada Estado indiano tem uma regulamentação a respeito do tratamento dado às vacas.Tudo que a vaca fornece é aproveitado pelos indianos. As fezes são desidratadas para formar bloquinhos que são queimados para aquecer casas e gerar vapor para cozinhar. Já o xixi é utilizado em remédios, como ingrediente de unguentos e pomadas e até bebido puro mesmo. A exportação de bovinos indianos é proibida, mas o tráfico ilegal existe.

2005 Período (2005 A 2011) em que o Iraque esteve mergulhado em uma violenta luta sectária, que se seguiu à ocupação americana e à derrubada da ditadura sunita de Saddam Hussein.

2006 No Iraque, mesmo se escondendo Saddam Hussein foi capturado e executado por um tribunal especial iraquiano.

2008 A Islândia passa por crise financeira de proporções catstróficas.Os maiores bancos da região faliram e a moeda local desvalorizou de 80% em relação ao euro.A taxa de desemprego aumentou nove vezes, a divida do país chegou a 900% do PIB. Os islandeses foram às ruas protestar contra o governo, contra as medidas se austeridade, e contra tudo que parecia de errado, o primeiro ministro foi obrigado a renunciar. A rede social foi a principal plataforma escolhida pelos islandeses para recolher contribuições para a nova Constituição. Exemplo de destaque na força das redes sociais na construção de uma nova forma de democracia: tecnologia pela democracia.

2010 Primavera árabe: revoltas dos civis em relação aos ditadores do mundo árabe.

2012 No Egito o engelheiro Mohamed Mursi assumiu a presidência.Uma Constituição que limitava os direitos das mulheres foi aprovada e grupos terroristas passaram a proliferar livremente na Península do Sinai.Ao longo de oito décadas, os radicais do grupo egípcio Irmandade Muçulmana acreditaram que um dia seu sonho de um Estado governado pela sharia (lei islâmica) se tornaria realidade. -- Israel tem a terceira maior Força Aérea do mundo, depois dos Estados Unidos e Rússia. -- No Brasil o Pré-sal = Acredita-se que os maiores reservatórios petrolíferos do pré-sal, todos praticamente inexplorados pelo homem, encontram-se no Brasil (entre as regiõs Nordeste e a sul), no Golfo do México e na costa ocidental africana. O estrato do pré-sal ocupa uma faixa de aproximadamente 800 quilômetros de comprimento, ao longo do litoral brasileiro. A área, que tem recebido destaque pelas recentes descobertas da Petrobras, encontra-se no subsolo oceânico e estende-se do norte da Bacia de Campos ao sul da Bacia de Santos e desde o Alto Vitória (Espírito Santo) até o Alto de Florianópolis (Santa Catarina). Estima-se que lá estejam guardados cerca de 80 bilhões de barris de petróleo e gás, o que deixaria o Brasil na privilegiada posição de sexto maior detentor de reservas no mundo - atrás de Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados Árabe. A camada pré-sal refere-se a um tipo de rochas sob a crosta terrestre formadas exclusivamente de sal petrificado, depositado sob outras lâminas menos densas no fundo dos oceanos e que formam a crosta oceânica, esse tipo de rocha mantém aprisionado o petróleo recentemente descoberto, pelos brasileiros. Entre a costa ocidental da África e a oriental da América do Sul conta um riquíssimo depósito de matéria orgânica que viria se acumulando ao longo de milhões de anos sob o sal petrificado e posteriormente prensado por pesadas lâminas, transformando-se em petróleo. Como a formação laminar da camada pré-sal é anterior à formação da camada mais antiga de sal, logo, essa camada, é mais profunda e de acesso mais difícil do que as reservas de petróleo situadas na camada pós-sal (acima da camada de sal).

2013 No Egito uma junta militar atendeu ao apelo da população e depôs o presidente Mohamed Mursi, elegendo o ditador Abdel Fattah Al Sisi. -- Arábia Saudita maioria sunita -- Irã maioria xiita. -- O Congresso brasileiro é o segundo mais caro do planeta(dentro salários e despesas), desperdiça equivalente a uma Copa por ano. Sem falar da corrupção que arromba o Brasil a cada ano em pelo menos R$41,5 bilhões, segundo levantamento da Fiesp. Um estudo do Banco Mundial aponta que o país é vice-campeão de sonegação fiscal. Segundo esse estudo perdemos nada menos do que US$28,1 bilhões anuais por conta da sonegação. Quase o dobro de tudo o que entra via imposto de renda, por exemplo.

2014 Na África a presidente Cathérine Samba-Panza enfrenta o conflito atual, com respectivos bandos armados de muçulmanos (sélékas que fazem jus à reputação horrível) e cristãos (os anti- balakas que surgiram em reação as atrocidades que também passaram a praticar). -- Na Ucrânia durante décadas foi comandado pela União Sovética, a maioria querem a renúncia do presidente Viktor Yanukovich, a antecipação das eleições e uma aproximação com a União Européia. O país depende dos oligarcas (grandes empresários cujas atividades privadas dependem da influência que possuem nos assuntos de Estado). -- A Rússia presidente Vladimir Putin. -- Em muitos países, ao longo da história, houve guerras, e ainda há, porque não há senso de comunidade, porque a língua falada é outra, não há comunicação, entendimento. Um dos discursos ideológicos ou mito, mais propalados ainda em algumas gramáticas e manuais de história, é que o Brasil manteve sua unidade territorial pela unidade linguística. Todos falaríamos um único padrão e por isso a língua nos uniria (nem é preciso muito esforço para lembramos de movimentos separatistas, que foram duramente combatidos pelo goveno central.

BIBLIOGRAFIA:
Bíblia Sagrada - João Ferreira de Almeida
Nova História Crítica-Mário Schimidi-ensino médio-2007
a vida de São Paulo -Pe.João Gomes Filipe,ssp,Ormila equipe de comunicação.
Revista veja -abril 2012-2013-2014
Revista mundo estranho - 2012-2013-2014

POSTADO POR: Darlene Guedes.

Responder para: Alvaro

 

« Anterior - [ 1 ] - Próxima »

 

Veja abaixo alguns produtos para irmãos e irmãs

 
Renda Média
R$ 84,72
Renda Média
R$ 86,12
Véu Redondo para Mocinha
R$ 51,50
Véu Quadrado Largo
R$ 71,50
Renda Larga
R$ 93,12
Véu Redondo Renda Larga
R$ 71,50
Véu Redondo para Mocinha
R$ 51,50
Renda Média
R$ 52,52
Renda Média
R$ 86,12
Renda Média
R$ 50,00
Renda Média
R$ 48,60
Véu Quadrado Infantil
R$ 35,10
 
INDIQUE O CCB HINOS PARA NOSSOS IRMÃOS, AMIGOS E TESTEMUNHADOS
   
Seu Nome:
Seu Email:
Pessoa indicada (nome):
Pessoa indicada (email):
Digite uma mensagem para seu amigo:
 
         


Sistema para Imobiliária

*Site não vinculado com a entidade Congregação Cristã no Brasil.

Desenvolvido por KUROLE